Glórias de um Moleque Travesso Centenário
A história do Clube Atlético Juventus
Angelo Eduardo Agarelli
Fernando Razzo Galuppo
Vicente Romano Netto
São Paulo, 1924. Um ano explosivo. Militares rebelados tomam a cidade e forçam a fuga do governador Carlos de Campos do Palácio dos Campos Elíseos. Depois de algumas semanas de combate, as forças legalistas sufocam a revolta – não sem antes deixar um rastro de destruição e morte, especialmente na Zona Leste, com quarteirões inteiros arrasados pela artilharia aérea.
Pouco antes de as bombas começarem a cair, surgia na várzea da Mooca uma agremiação que não apenas resistiria ao massacre tenentista como ainda prosperaria de forma improvável em um cenário repleto de obstáculos. Com suas raízes italianas fortemente fincadas em solo paulistano, o Cotonifício Rodolfo Crespi Futebol Clube passou a ser protagonista no cenário esportivo da cidade – da qual se tornaria um dos símbolos a partir de 1930, sob a égide do grená e branco e de um nome destinado à história: Clube Atlético Juventus.
Esta edição comemorativa, lançada por ocasião do centenário do clube, apresenta os triunfos e os dramas da fantástica trajetória do Moleque Travesso. Generosamente ilustrada, a obra traz ainda, de forma inédita, um capítulo com os resultados de todas as partidas oficiais do Juventus, bem como uma lista de suas principais conquistas e perfis de seus grandes ídolos.
Algoz das grandes equipes da elite de São Paulo e berço de inúmeros craques do futebol brasileiro, o Juventus olha para o futuro equilibrado entre a tradição e a modernidade, sempre ancorado nos braços de sua gente, na Mooca e fora dela, disposta a manter vivo um sonho de união, comunidade e resistência. Somos todos juventinos roxos!